quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Admirável Mundo Novo (Brave New World) - Aldous Huxley


Admirável Mundo Novo (Brave New World) foi escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932. É uma outra história sobre um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.

Vários comportamentos humanos são considerados selvagens, como o sexo por exemplo. Os bebês são gerados in-vitro, passando por um "controle de pureza". A satisfação humana é conseguida através de uma droga livremente usada.

Na trama central, o personagem Bernard Marx sente-se insatisfeito com o mundo onde vive, em parte porque é fisicamente diferente dos integrantes da sua casta. Num reduto onde vivem pessoas dentro dos moldes do passado (uma espécie de "reserva histórica" - semelhante às atuais reservas indígenas - onde preservam-se os costumes "selvagens" do passado (que corresponde à época em que o livro foi escrito), Bernard encontra uma mulher oriunda da civilização e o filho dela, John. Bernard vê uma possibilidade de conquista de respeito social pela apresentação de John como um exemplar dos selvagens à sociedade civilizada.

O livro desenvolve-se a partir do contraponto entre esta hipotética civilização ultra-estruturada (com o fim de obter a felicidade de todos os seus membros, qualquer que seja a sua posição social) e as impressões humanas e sensíveis do "selvagem" John que, visto como algo aberrante, cria um fascínio estranho entre os habitantes do "Admirável Mundo Novo".

Aldous Huxley escreveu, mais tarde, outro livro, chamado Retorno ao Admirável Mundo Novo, sobre o assunto: um ensaio onde demonstrava que muitas das "profecias" do seu romance estavam a ser realizadas graças ao "progresso" científico, no que diz respeito à manipulação da vontade de seres humanos.

A história de Huxley rendeu duas mini-séries para a televisão, uma produzida em 1980 e outra em 1998. Infelizmente nunca foram lançadas em vídeo ou DVD. A melhor de todas é a versão de 1980, com o ator canadense Keir Dullea (De “2001: uma odisséia no espaço”) que chegou a passar na TV Globo. Produzida pela rede NBC a série conseguiu um equilíbrio perfeito entre a comédia e o drama futurista e resumiu muito bem todas as idéias contidas no livro. A versão de 1998 é inferior e teve o ator Leonard Nimoy (O senhor Spock de “Jornada nas estrelas”) no papel de Mustafá Mond.

Embora nunca tenha chegado ao cinema, “Admirável mundo novo deixou sua marca em muitos filmes. Em “O Demolidor” (1993), a personagem de Sandra Bullock, Lenina Huxley, é uma homenagem ao livro e ao autor. E o filme “Gataca, a experiência genética” copiou muita coisa do livro de Huxley.
Já estava na hora de alguma distribuidora adquirir os direitos da mini-série de 1980 e lançá-la em DVD. Afinal, cópias piratas já estão sendo vendidas na Internet. Hoje, mais do que nunca, é importante relembrar o livro de Huxley. Afinal, a ameaça do terrorismo e do crime organizado pode nos levar para uma sociedade rigidamente controlada, como aquela que ele imaginou em 1932.
Fonte: http://anselmovieira.zip.net/

1984- George Orwel


Mais um retrato apocalíptico do futuro. Publicado em 1948 (invertendo os dois últimos dígitos temos 1984), o livro de George Orwell parece uma metáfora do mundo atual. A total falta de privacidade que se vive hoje, em grande parte pela internet, parece ter alguma ligação com a história.
Aqui o Estado aparece como onipresente, com a capacidade de alterar a história e o idioma, de oprimir e torturar o povo e de travar uma guerra sem fim, com o objetivo de manter a sua estrutura inabalada. A presença do Grande Irmão ("Big Brother") é a prova disso. Cada casa, cada rua, cada ambiante possui um grande monitor de vídeo com o rosto do Grande Irmão que observa a sociedade 24 horas por dia, além de mostrar imagens sobre as novas conquistas, vozes de ordem, filmes instrutivos e comandos. Através destes mesmos monitores, os cidadãoes são vigiados. A escrita ou qualquer outro tipo de registro não é permitida.
A trama central do livro é a vida de Winston, um funcionário do Ministério da Verdade de Oceania que acaba ficando incoformado com a realidade e parte para uma revolta que ele pensava ser solitária. Tudo motivado pelo amor que sente por Júlia, colega de trabalho. Mas ele descobre que não é fácil desafiar o partido que está no poder e que comanda a "Pista 1" - nome dado à Inglaterra que estaria sob o comando do Grande Irmão. O mundo está dividido em 3 partes que lutam enter si numa guerra sem fim.

Alguns dos momentos singulares no livro são os de adoração ao Grande Irmão. Os cidadãos param diaramente durante dois minutos e se entregam a uma histeria coletiva em ovação, em frente à uma enorme tela com o rosto dele.

Outras passagens interessantes, ficam por conta de Winston, ao escrever em um caderno que comprou secretamente em uma antiga loja de bugingangas. Para se esconder do Grande Irmão, ele sentava-se num pequeno vão da parede de casa, quase paralelamente ao monitor, onde não podia ser visto. Ali ele escrevia uma espécie de diário, em que registrava suas angústias e anseios.

A pretensão do Partido no poder, seria o de manter a paz. Mas a que custo? Tolhindo os humanos de toda e qualquer liberdade de expressão, de ir e vir, de livre arbítrio... Winston descobre das mais terríveis maneiras o que preço que se paga por quebrar as regras desta sociedade. Em alguns momentos, lembramos da ditadura militar, em outros do nazismo...

Em 1984, o livro foi levado à telas do cinema. O filme não tem todas as nuances do livro, mas dá uma boa mostra do que seria este mundo apocalíptico vislumbrado por Orwell que, não longe da ficção, pode se tornar inevitavelmente em realidade.

Confira o trecho inicial do filme com o culto de ovação ao "Big Brother": http://www.youtube.com/watch?v=RyrIj4CqVsc

Assista aqui ao trailler do filme: http://www.youtube.com/watch?v=QeJKxclGBtE&mode=related&search=

Fonte:http://anselmovieira.zip.net/

2012 por Sai Baba

Não consegui confirmar a fonte, mas independente da autoria o texto mostra uma visão pelo menos interessante e bastante lógica do ponto de vista do princípio hermético da polaridade, afinal a luz atuante passa a revelar aquilo que estava oculto, na escuridão.

Uniformidade é escuridão.

Conformidade é ausência de luz.

Unanimidade é burrice.

Escuridão uniformiza tudo, e toda unanimidade é burra, por outro lado, a luz mostra toda a diversidade da vida, em todo o espectro da beleza, assim luz é inteligência em toda a sua riqueza - F.A.

SAI BABA fala sobre 2012

Ouviu falar de 2012 como um ano em que algo ocorrerá?Bom, por um lado existem várias profecias que indicam esta data como um momento importante da história da humanidade, mas a mais significativa é o término do calendário Maya, cuja profecia foi interpretada de várias formas. Os mais negativos pensam que nesse ano o mundo termina, mas isto não é real, pois sabemos que neste ano começa a Era de Aquário.

Na verdade este planeta está sempre mudando a sua vibração, e estas mudanças intensificaram-se desde 1898, levando a um período de 20 anos de alterações dos pólos magnéticos que não ocorriam há milhares de anos. Quando ocorre uma mudança do magnetismo da terra, surge também uma mudança consciencial, assim como uma adaptação física à nova vibração. Estas alterações não acontecem apenas no nosso planeta, mas em todo o universo, como a ciência atual tem comprovado.

Informe-se sobre as mudanças das tempestades solares (que são tempestades magnéticas) e perceberá que os cientistas estão a par destes assuntos. Ou pergunte a um piloto aviador sobre o deslocamento dos pólos magnéticos, já que todos os aeroportos foram obrigados a modificar os seus instrumentos nos últimos anos.

Esta alteração magnética se manifesta como um aumento da luz, um aumento da vibração planetária.

Para entender mais facilmente esta questão, é preciso saber que a vibração planetária é afetada e intensificada pela consciência de todos os seres humanos. Cada pensamento, cada emoção, cada ser que desperta para a consciência de Deus, eleva a vibração do planeta. Isto pode parecer um paradoxo, uma vez que vemos muito ódio e miséria ao nosso redor, mas é assim mesmo.

Venho dizendo em mensagens anteriores que cada um escolhe onde colocar a sua atenção. Só vê a escuridão aqueles que estão focados no drama, na dor, e na injustiça. Aquele que não consegue ver o avanço espiritual da humanidade, não tem colocado a sua atenção nesse aspecto.

Porém se liberar sua mente do negativo, abrirá um espaço onde sua essência divina pode manifestar-se, e isto certamente trará o foco para o que ocorre de fato neste momento com o planeta e a humanidade.

“Estamos elevando a nossa consciência como jamais o fizemos”.

Como assim? Não percebe a escuridão?

Vejo-a sim, mas não me identifico com ela, não a temo. Como posso temer a escuridão se vejo a luz tão claramente? Claro que entendo aqueles que a temem, porque também fiquei parado nesse lugar onde apenas via o mal. E por esta razão sinto amor por tudo isso.

A escuridão não é uma força que obriga a viver com mais ruindade ou com mais ódio. Não é uma força que se opõe à luz.. É ausência da luz. Não é possível invadir a luz com a escuridão, porque não é assim que o principio da luz funciona. O medo, o drama, a injustiça, o ódio, a infelicidade, só existem em estados de penumbra, porque não podemos ver o contexto total da nossa vida. A única forma de ver a partir da luz é por meio da fé. Assim que aumentamos a nossa freqüência vibracional (estado de consciência), podemos olhar para a escuridão e entender plenamente o que vivemos.

Mas como pode afirmar tudo isso, se no mundo existe cada vez mais maldade?

Não há mais maldade, o que há é mais luz, e é sobre isso que falo agora.

Imagine que você tem um quarto, ou uma despensa, onde guarda suas coisas, iluminado por uma lâmpada de 40W. Se trocar para uma lâmpada de 100W, verá muita desordem e um tipo de sujeira que você nem imaginava que tinha naquele local. A sociedade está mais iluminada. Isto é o que está acontecendo. E isto faz com que muitas pessoas que lêem estas afirmações as considerem loucura.

Percebeu que hoje em dia as mentiras e ilusões são percebidas cada vez mais rapidamente? Bom, também está mais rápido alcançar o entendimento de Deus e compreender a forma como a vida se organiza. Esta nova vibração do planeta tem tornado as pessoas nervosas, depressivas e doentes. Isto porque, para poder receber mais luz, as pessoas precisam mudar física e mentalmente. Devem organizar seus quartos de despejo, porque sua consciência cada dia receberá mais luz. E por mais que desejem evitar, precisarão arregaçar as mangas e começar a limpeza, ou terão que viver no meio da sujeira..

Esta mudança provoca dores físicas nos ossos, que os médicos não conseguem resolver, já que não provem de uma doença que possa ser diagnosticada. Dirão que é causado pelo estresse. Porém isto não é real. São apenas emoções negativas acumuladas, medos e angústias, todo o pó e sujeira de anos que agora precisa ser limpo.

Algumas noites as pessoas acordarão e não conseguirão dormir por algum tempo. Não se preocupem. Leiam um livro, meditem, assistam TV. Não imaginem que algo errado ocorre. Você apenas está assimilando a nova vibração planetária. No dia seguinte seu sono ficará normal, e não sentirá falta de dormir.

Se não entender este processo, pode ser que as dores se tornem mais intensas e você acabe com um diagnóstico de fibromialgia, um nome que a medicina deu para o tipo de dores que não tem causa visível. Para isto não existe tratamento específico – apenas antidepressivos, que farão com que você perca a oportunidade de mudar sua vida.

Uma vez mais, cada um de nós precisa escolher que tipo de realidade deseja experimentar, porém sabendo que desta vez os dramas serão sentidos com mais intensidade, assim como o amor. Quando aumentamos a intensidade da luz, também aumentamos a intensidade da escuridão, o que explica o aumento de violência irracional nos últimos anos.

Estamos vivendo a melhor época da humanidade desde todos os tempos. Seremos testemunhas e agentes da maior transformação de consciência jamais imaginada.

Informe-se, desperte sua vontade de conhecer estas questões. A ciência sabe que algo está acontecendo, você sabe que algo está acontecendo. Seja um participante ativo. Que estes acontecimentos não o deixem assustado, por não saber do que se trata.

Fonte: http://pistasdocaminho.blogspot.com/2010/11/2012-por-sai-baba.html