quarta-feira, 17 de novembro de 2010

1984- George Orwel


Mais um retrato apocalíptico do futuro. Publicado em 1948 (invertendo os dois últimos dígitos temos 1984), o livro de George Orwell parece uma metáfora do mundo atual. A total falta de privacidade que se vive hoje, em grande parte pela internet, parece ter alguma ligação com a história.
Aqui o Estado aparece como onipresente, com a capacidade de alterar a história e o idioma, de oprimir e torturar o povo e de travar uma guerra sem fim, com o objetivo de manter a sua estrutura inabalada. A presença do Grande Irmão ("Big Brother") é a prova disso. Cada casa, cada rua, cada ambiante possui um grande monitor de vídeo com o rosto do Grande Irmão que observa a sociedade 24 horas por dia, além de mostrar imagens sobre as novas conquistas, vozes de ordem, filmes instrutivos e comandos. Através destes mesmos monitores, os cidadãoes são vigiados. A escrita ou qualquer outro tipo de registro não é permitida.
A trama central do livro é a vida de Winston, um funcionário do Ministério da Verdade de Oceania que acaba ficando incoformado com a realidade e parte para uma revolta que ele pensava ser solitária. Tudo motivado pelo amor que sente por Júlia, colega de trabalho. Mas ele descobre que não é fácil desafiar o partido que está no poder e que comanda a "Pista 1" - nome dado à Inglaterra que estaria sob o comando do Grande Irmão. O mundo está dividido em 3 partes que lutam enter si numa guerra sem fim.

Alguns dos momentos singulares no livro são os de adoração ao Grande Irmão. Os cidadãos param diaramente durante dois minutos e se entregam a uma histeria coletiva em ovação, em frente à uma enorme tela com o rosto dele.

Outras passagens interessantes, ficam por conta de Winston, ao escrever em um caderno que comprou secretamente em uma antiga loja de bugingangas. Para se esconder do Grande Irmão, ele sentava-se num pequeno vão da parede de casa, quase paralelamente ao monitor, onde não podia ser visto. Ali ele escrevia uma espécie de diário, em que registrava suas angústias e anseios.

A pretensão do Partido no poder, seria o de manter a paz. Mas a que custo? Tolhindo os humanos de toda e qualquer liberdade de expressão, de ir e vir, de livre arbítrio... Winston descobre das mais terríveis maneiras o que preço que se paga por quebrar as regras desta sociedade. Em alguns momentos, lembramos da ditadura militar, em outros do nazismo...

Em 1984, o livro foi levado à telas do cinema. O filme não tem todas as nuances do livro, mas dá uma boa mostra do que seria este mundo apocalíptico vislumbrado por Orwell que, não longe da ficção, pode se tornar inevitavelmente em realidade.

Confira o trecho inicial do filme com o culto de ovação ao "Big Brother": http://www.youtube.com/watch?v=RyrIj4CqVsc

Assista aqui ao trailler do filme: http://www.youtube.com/watch?v=QeJKxclGBtE&mode=related&search=

Fonte:http://anselmovieira.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário