quarta-feira, 30 de junho de 2010

O que é o Ego afinal?

Este é daqueles temas super importantes, que todos os interessados na sua evolução (e estou a falar de evolução a sério) deviam saber, mas que infelizmente quase não se ouve falar sobre ele em lado nenhum.

É difícil falar sobre o ego e os problemas que causa pois ele nunca gosta que falem dele e das suas asneiras/disparates. Logo não é um tema que atraia muita gente a workshops, livros ou qualquer outra forma de transmissão de conhecimento.



Então, o que é o ego humano?

Presta atenção porque isto é muito simples... é que o problema está em experienciá-lo, não em compreendê-lo.

O ego humano é o nosso eu separado.

O nosso corpo, a nossa mente, as nossas emoções... aquilo que temos separado dos outros no mundo material.

É a noção de eu separado, aquilo com que te identificas em contraste com tudo o resto no mundo material.

O meu corpo, os meus pensamentos, o meu nome, as minhas emoções, as minhas necessidades, os meus desejos...

E o nosso amigo eu separado, ou ego, está sempre preocupado com ele próprio. Com o que lhe acontece, com como está.

Até aqui tudo bem. Ele tem de se proteger porque está sempre à mercê das 1001 coisas diferentes que se vão
manifestando na sua vida material.

Tudo o afecta, porque ele está lá.

E porque tudo o afecta, ele cedo começou a perceber que tem de evitar certas coisas e ter outras para se sentir bem. Logo tudo o que ele percepciona ou experiencia no mundo material interessa-lhe. Isto significa que lhe vai dar atenção e importância. Que se vai identificar com tudo o que surge... pois tudo o afecta, tudo cria e define algo nele.

Então a forma básica como ele funciona é um estado constante de protecção e uma espécie de preocupação com o seu estado, com como está, com como vai sair das situações, se vai perder algo, se vai sair prejudicado, se se vai sentir mal, etc.

O que se passa com este nosso amigo ego, é que vive em constante julgamento e crítica para se proteger. “Isto é bom ou mau?”

E como no fundo o ego, ou eu separado, está sempre “indefeso”, este estado de preocupação/julgamento está sempre ligado, a funcionar, e é utilizado em relação aos outros egos e eus separados.

O resultado é simples: constante comparação com os outros egos... e definição de valor próprio através dessa comparação.

Então qual é o problema?

São vários... o que torna a vida numa aventura e viagem bem “interessante” e “divertida”.

O primeiro deles todos é que o ego está sempre a sofrer. Se tudo o afecta, tudo o irá fazer sofrer. Porque se surgir e for mau, enquanto existir irá fazê-lo sofrer. Se surgir e for bom, quando desaparecer vai fazê-lo sofrer.
Ele não tem escolha, está sempre à mercê do mundo material e do que neste surgir.

O outro problema, para além de viver em constante sofrimento sem ter escolha, é que para se preocupar com ele próprio... não se pode preocupar com os outros. E é aqui que as coisas começam a tornar-se muito “engraçadas”.

Para o ego estar bem, só pode tratar de si e ter-se a si próprio em consideração. Para ele é sempre o que ele ganha e obtém que interessa, pois é a única solução que tem para se aliviar do sofrimento constante em que vive. O grande problema surge quando numa das suas comparações com outro ego ele chega à conclusão que o outro está a obter mais que ele, ou que de alguma forma está melhor ou é superior a ele.

Aí começa a festa.

A grande festa que o ego tanto adora. Que é tentar mandar abaixo os outros e prejudicá-los para se sentir bem ou melhor consigo próprio.

Este estado de não querer saber dos outros expressa-se essencialmente de duas formas: ou o ego quer obter algo de alguém e por isso faz tudo o que achar que pode resultar não querendo saber de como a outra pessoa se sente ou fica, e vai usar desonestidade, manipulação e outras coisas fantásticas do género...

Ou ao se aperceber que alguém está melhor que ele ou é superior a ele, vai tentar prejudicá-lo, mandá-lo abaixo, ou de alguma forma destruir o seu bem estar e sucesso.

É óbvio que quando estas duas expressões tomam proporções grandes, temos todo o tipo de crimes, injustiças, traições, abusos, violência, guerras, conflitos, etc, etc.

Porque para o ego funciona assim:
“Sou eu contra ti, e só um se pode sentir bem no final disto. E podes ter a certeza que não vais ser tu!”

Bem, uma forma um pouco limitada e primitiva de viver mas hey, é o nosso amigo ego humano =)

Tanto se prejudica a si próprio como aos outros, é a causa de todo o sofrimento humano.

Agora vem a parte difícil de compreender. É que não há nada de errado com o ego humano e a sua existência. Para quem começa a compreender este fenómeno do ego e as suas consequências negativas, surge logo um ódio em relação a ele e um desejo de o criticar severamente e eliminar. O engraçado desta reacção é que nada mais é do que o próprio ego a compreender a sua existência e a mandar bocas a si próprio.

Então se não há nada de errado no ego humano, o que se faz?

O problema não está na existência do ego humano, está no seu controlo sobre nós e na nossa identificação com ele. Transcender oego não significa eliminá-lo, significa vermo-nos livres do seu controlo. Ele continua lá, e devemos não só transcendê-lo como também fazê-lo evoluir e torná-lo saudável.

E é isto. Agora estás livre de todo o sofrimento humano e és verdadeiramente Feliz.

Hã? Como? Ainda não?? Então mas eu já expliquei a cena...

Era fixe que fosse assim tão simples, saber e pronto, já está. Mas não é... até porque saber algo, ter a informação dentro da cabeça e pensar nela, continua a ser uma experiência do ego.

Os meus pensamentos, lembras-te?
Então como é que se sai disto??

Isso é o que te vou explicar nos próximos posts. Há uma solução e todos estão à altura de a usar. Se há algo que não ajuda absolutamente ninguém é dar à actividade de transcender o ego uma aura de “algo quase impossível que apenas 2 ou 3 seres humanos conseguem”. Isso não é verdade, todos temos em nós o que precisamos para transcender o ego e fazê-lo evoluir. É preciso é entrar em acção, e estar pronto para muitos desafios a sério. Como eu já disse, relativamente ao ego é quando a evolução humana se torna menos atraente, pois o processo não é nada fácil nem rápido. Mas para o ser humano que quer de facto subir de nível de consciência e contribuir para o Todo, este é um trabalho sério de evolução que tem mesmo de ser feito.

Agora, lá porque eu estou aqui a falar disto não quer dizer que seja porque sou um guru iluminado e porque já transcendi o meu egocom uma perna atrás das costas, e só estou disponível ou para quem me pagar milhares e milhares de euros, ou para quem conseguir descobrir a gruta onde vivo afastado do mundo e da humanidade ;)

Obviamente que continuo o meu caminho, aqui não há gurus, mestres nem campeões... eu apenas partilho aquilo que tem feito a diferença na minha vida. E se eu nunca experienciei algo, então também não falo sobre isso aqui.

E se há algo que eu tenho experienciado, é uma cada vez mais liberdade relativamente ao meu ego, e uma cada vez maior Compaixão e paz interior, independentemente das pessoas e das situações.
Hoje vou ficar por aqui. Foi apenas uma breve introdução ao ego humano, nos próximos posts vou entrar em mais pormenores, casos concretos, e dar uma visão mais prática e realista.
Então como é que se sai disto??

Isso é o que te vou explicar nos próximos posts. Há uma solução e todos estão à altura de a usar. Se há algo que não ajuda absolutamente ninguém é dar à actividade de transcender o ego uma aura de “algo quase impossível que apenas 2 ou 3 seres humanos conseguem”. Isso não é verdade, todos temos em nós o que precisamos para transcender o ego e fazê-lo evoluir. É preciso é entrar em acção, e estar pronto para muitos desafios a sério. Como eu já disse, relativamente ao ego é quando a evolução humana se torna menos atraente, pois o processo não é nada fácil nem rápido. Mas para o ser humano que quer de facto subir de nível de consciência e contribuir para o Todo, este é um trabalho sério de evolução que tem mesmo de ser feito.

Agora, lá porque eu estou aqui a falar disto não quer dizer que seja porque sou um guru iluminado e porque já transcendi o meu egocom uma perna atrás das costas, e só estou disponível ou para quem me pagar milhares e milhares de euros, ou para quem conseguir descobrir a gruta onde vivo afastado do mundo e da humanidade ;)

Obviamente que continuo o meu caminho, aqui não há gurus, mestres nem campeões... eu apenas partilho aquilo que tem feito a diferença na minha vida. E se eu nunca experienciei algo, então também não falo sobre isso aqui.

E se há algo que eu tenho experienciado, é uma cada vez mais liberdade relativamente ao meu ego, e uma cada vez maior Compaixão e paz interior, independentemente das pessoas e das situações.
Hoje vou ficar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário