sábado, 3 de julho de 2010

Derrota do Brasil: Copa 2010

Não foi o povo brasileiro que perdeu com a derrota, por 2 X 1, pela seleção holandesa, na partida de hoje da seleção brasileira de futebol.
O "Brasil" que estava em campo era o da Rede Globo, dos dirigentes esportivos, dos barões da mídia gorda e da mídia fofa, dos empresários das multinacionais que investem no Brasil no afã de um lucro maior do que o investido, entre outras elites detentoras do poder político, econômico, midiático e lúdico de nosso país.
Mas o Brasil do povo que luta por reforma agrária, que perde suas casas sob as chuvas, que é vítima da violência, que luta por uma cultura popular de qualidade, esse Brasil estava fora da copa de 2010 desde o começo. Aliás, é um Brasil que já foi eliminado pelos chefões da política, da economia e do entretenimento.
O Brasil que perdeu a partida de hoje, portanto, não é o nosso Brasil. Não. Como a maioria dos parlamentares do Congresso Nacional não nos representa, como os ídolos popularescos que aparecem no Domingão do Faustão ou nos textos oportunistas dos intelectuais etnocêntricos. Nada disso nos representa.
Pois o país da especulação financeira, do "jeitinho brasileiro", da impunidade política, da corrupção e do crime, dos abusos contra o meio ambiente, do brega-popularesco se achando acima da MPB, do machismo agonizante querendo usurpar para si as mulheres realmente emancipadas, esse país foi derrotado de forma brilhante pela veloz e ágil seleção holandesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário