quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ver o Essencial


Bom, falar de essência me remete sempre ao Pequeno Príncipe, acho que isso acontece na mente de quase todos que leram e se emocionaram com esse conto.Mas aqui vou tentar me aprofundar um pouco mais, utilizando o texto enviado por Walquíria Beatriz Melara, psicoterapeuta, residente em minha cidade de origem, no interior do estado de São Paulo.

Vamos Fazer um teste? Como está sua visão?
Pense e visualize uma pessoa forte...
Agora uma pessoa grande...
Uma pessoa acordada..
Uma pessoa viva...
Uma pessoa rica...
Uma pessoa nova...
Uma pessoa presa e uma pessoa livre...
O que imaginou?
Se observar com atenção notará que muito do que vê ou pensa não é a realidade, é enganador...
Por isso devemos aprender a ver com o coração, com a intuição, com os sentimentos, com todos os sentidos e não apenas com a visão.
É preciso perceber que o mais importante é a essência e não o que se vê aparentemente...
Quantas pessoas pensam ver tudo e na verdade estão cegas para o essencial!
A pessoa mais forte não é a mais musculosa.
Um pessoa forte sabe que erra e que não está sempre com a razão. É aquela que sabe perdoar a si mesmo e aos outros. É aquela que sabe esperar. Que consegue manter-se calma em situações difíceis. Consegue fazer alguém feliz apesar de sua própria dor. Sabe quando deve se calar. É capaz de consolar.
A pessoa maior não é a de maior estatura. Uma pessoa grande pode ser baixinha. Você a reconhece pela capacidade de amar, de se doar, de ajudar, de repartir, de ser compreensiva, pela sua fé.
Se acha que a pessoa acordade é simplesmente aquela que não está dormindo, está enganado.
A pessoa acordada está atenta. Percebe seus semelhantes e a si mesmo. Percebe as necessidades e pode acolher. Ela sabe que está no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
Para estar vivo não é necessário apenas um coração batendo. É preciso irradiar felicidade.
A pessoa que está verdadeiramente viva aproveita cada instante com intensidade. Vive o presente, um dia de cada vez. São pessoas suadáveis pois suas mentes vivem a serviço do coração.
A pessoa rica, ao contrário do que se acredita, não é a que tem mais dinheiro.
Uma pessoa rica tem respeito por si mesmo e pelos outros. Tem alegria de viver. Ela não deseja uma vida diferente que tem e aceita as situações sabendo que tudo contribui para o crescimento.
Uma pessoa nova não se encontra pela idade. A pessoa nova, ao contrário da velha, tem sonhos, desejos e expectativas.Ela traz um sorriso estampado no rosto e apesar da maturidade e sabedoria conserva o frescor. Ela já aprendeu que as angustias e sofrimentos são apenas o seu termômetro avisando que algo está fora do lugar.
E tem muita gente presa, mesmo não estando atrás de grades.
A pessoa livre não força os acontecimentos, mas pode escolher.
Ela escolhe as pessoas e situações que deseja em sua vida, evitando o que é negativo.
Uma pessoa livre faz apenas aquilo que quer (assume suas atitudes), o que acha certo e o que gosta.....no seu tempo!
A pessoa livre vê o essencial, pois não se apega a rótulos, convenções ou pré-julgamentos. Ela apenas olha para seu coração e entende com os sentimentos.
Espero que você já tenha aprendido a ser forte, grande, acordado, vivo, rico, novo e livre de espírito para pensar e ver o essencial que há em você, nas pessoas e no mundo.

Harley.

3 comentários:

  1. Ótimo blog meu amigo!!! Parabéns!!!!Seus textos são bem esclarecedores e produtivos!!!!

    Grande abraço!!!

    Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Aproveito e peço permissão para postar bastante coisa que achei por aqui no meu blog,com os devidos créditos é claro!!!!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço pelo comentário em relação ao blog.
    Quanto a permissão fique totalmente a vontade pois o intuito é esse....fazer circular , cada vez num espaço maior, a informação.

    ResponderExcluir