sexta-feira, 2 de julho de 2010

O mundo é uma ilusão (maya)1

"O mundo existe somente como um sonho em minha consciência"

Excertos de "Eu sou aquilo". Livro de Nisargadatta Maharaj.


Porque você fala de ação? Você alguma vez está em ação? Algum poder desconhecido atua e você imagina que você está agindo. Você está meramente assistindo o que acontece, sem ser capaz de influenciá-lo de nenhuma forma. (238)
Pare de imaginar a si mesmo como sendo ou fazendo isso ou aquilo, e a realização de que você é a fonte e o coração de tudo se derramará sobre ti. (3)
O homem sábio não toma nada como sendo seu próprio. Quando em algum tempo ou lugar algum milagre é atribuído a alguém, ele não estabelecerá qualquer link causal entre eventos e pessoas, nem permitirá que qualquer conclusão seja tirada. Tudo acontece como acontece porque tinha de acontecer; tudo acontece como acontece porque o universo é como ele é. (270)
Você se imagina sendo e fazendo tudo idêntico. Não é assim. A mente e o corpo movem-se e mudam e causam movimentos e mudanças em outras mentes e outros corpos, e isso é chamado de fazer, de ação. Eu vejo que é da natureza da ação criar outra ação, como fogo que continua queimando. Eu não ajo nem sou causa de outros agirem; eu estou constantemente alerta do que acontece.(398)
Nada é feito por mim, tudo acontece simplesmente. Eu não espero, eu não planejo, eu simplesmente assisto os eventos acontecendo, sabendo-os irreais.(191)
O que é feito é um fato, o fazedor é um mero conceito. Sua própria linguagem mostra que enquanto o feito é certo, o fazedor é dúbio; alternar responsabilidade é um jogo peculiarmente humano. Considerando a infindável lista de fatores requeridos para que algo aconteça, só se pode admitir que tudo é responsável por tudo, não importa quão remoto. O fazer é um mito nascido da ilusão do “eu” e do “meu”.
Eu não sinto que eu esteja falando. Há fala acontecendo, isso é tudo. Você realmente fala? Você ouve a si mesmo falando e você diz: eu falo. Eu não tenho qualquer objeção às convenções de sua linguagem, mas elas distorcem e destroem a
realidade. Um modo mais acurado de dizer seria: “Há fala, trabalho, ir e vir”. Para que qualquer coisa aconteça o universo inteiro deve coincidir. É um erro acreditar que qualquer coisa em particular possa causar um evento. Toda causa é universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário