quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ho' oponopono- A cura havaiana



Há dois anos, ouvi falar de um terapeuta, no Havaí, que curou um pavilhão inteiro de pacientes criminais insanos sem sequer ver nenhum deles. O psicólogo estudava a ficha do preso e, em seguida, olhava para dentro de si mesmo a fim de ver como ele havia criado a enfermidade dessa pessoa.À medida que ele melhorava, o paciente também melhorava.A primeira vez que ouvi essa historia, pensei tratar-se de alguma lenda urbana.Como podia alguém curar a outro, somente através de curar-se a si mesmo?Como podia, ainda que fosse o mestre de maior poder de autocura, curar a alguém criminalmente insano?Não tinha nenhum sentido, não era lógico, de modo que descartei essa historia.Entretanto, escutei-a novamente, um ano depois. Soube que o terapeuta havia usado um processo de cura havaiano chamado Ho'oponopono.Nunca ouvira falar dele, no entanto, não conseguia tirá-lo de minha mente.Se a história era realmente verdadeira, eu tinha que saber mais.Sempre soubera que total responsabilidade significava que eu sou responsável pelo que penso e faço. O que estiver além, está fora de minhas mãos.Acho que a maior parte das pessoas pensa o mesmo sobre a responsabilidade.Somos responsáveis pelo que fazemos e não pelo que fazem os outros. Mas isso está errado.O terapeuta havaiano que curou essas pessoas mentalmente enfermas me ensinaria uma nova perspectiva avançada sobre o que é a total responsabilidade.
O pavilhão onde encerravam os loucos criminais era perigoso.Em regra geral, os psicólogos se demitiam após um mês de trabalho ali. A maior parte do pessoal do hospital ficava doente ou se demitia.As pessoas que passavam por aquele pavilhão simplesmente caminhavam com as costas coladas à parede com medo de serem atacadas pelos pacientes.Não era um lugar bom para viver, nem para trabalhar, nem para visitar.O Dr. Len disse que nunca viu os pacientes. Assinou um acordo para ter uma sala no hospital e revisar os seus prontuários médicos.*Enquanto lia os prontuários médicos, ele trabalhava sobre si mesmo.*Enquanto ele trabalhava sobre si mesmo, os pacientes começaram a curar-se.Depois de poucos meses, os pacientes que estavam acorrentados receberam a permissão para caminharem livremente, disse.Outros, que tinham que ficar fortemente medicados, começaram a ter sua medicação reduzida. E aqueles, que não tinham jamais qualquer possibilidade de serem liberados, receberam alta.Eu estava assombrado, continuou, até o pessoal começou a gostar de ir trabalhar. O absenteísmo e as mudanças de pessoal desapareceram. Terminamos com mais pessoal do que necessitávamos porque os pacientes eram liberados e todo o pessoal vinha trabalhar. Hoje, aquele pavilhão do hospital está fechado.Mas o que aquele senhor fez a si mesmo para ocasionar tal mudança
nessas pessoas? Eu simplesmente estava curando aquela parte em mim que os havia
criado, disse ele.

No próximo post vou explicar como se utiliza essa técnica, que o Dr. Len empregou, para corrigir todas as desarmonias , excassez, e tudo o que for negativo na nossa vida. Faz dois anos que conheço essa técnica, Ho'oponopono, e já aconteceram coisas incríveis desde então que corrobora a eficácia desse método.

Harley

Nenhum comentário:

Postar um comentário